quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PRECISO SUBIR A SERRA

PRECISO SUBIR A SERRA

Acostamento da Via Anchieta, sentido Santos.
Fim de semana prolongado...

"Tô aqui com minha fieira de siris - que recolho lá
no mangue - tentando descolar uma grana. Preciso
urgentemente dum baseado. Preciso subir a Serra
e comprar uns panos da hora nas barracas lá do
Parque Dom Pedro, na capital. Preciso perfurar uma
fossa no meu barraco.

Que inveja dos burgueses sorridentes com seus
carrões e cartôes de crédito/débito. Onde irão?
Sei lá... Guarujá? Ilha Bela? Peruíbe? Litoral Norte/
Sul?... sei lá. Sei que parecem felizes.

Preciso subir a Serra... Ficar numas de pegar uma
onda, bater uma bolinha no final de tarde de dias
comuns, já não me satisfaz. Preciso subir a Serra.
Sinto-me no vácuo a meio caminho das belas cidades
da orla e da imensidão do Grande ABCDM e Sampa:
dois horizontes tão iguais. Serei uma aberração social,
inanimada, entre tantos normais?

Pô! meus dentes estão careados. Meus chinelos furados.
Meus pés, cascudos, nunca calçaram sapato brilhante
lá da China. Pô! até na minha favela tem boy com
uns trapos da hora... se deram bem em alguns sub-
empregos... é...

Preciso subir a Serra. E me ver, no futuro, passar por
aqui de carro, com uma grana legal. Preciso descolar
um trampo com Carteira Profissional assinada, sei lá,
na construção civil, talvez.

Preciso subir a Serra. Aqui, na baixada, favelado sem
instrução só serve pra chafurdar no mangue... o mar
não é tão belo...

Preciso subir a Serra. E, um dia, preso neste
engarrafamento, olhar de relance pros manos meus
com suas fieiras; olhar lá pro mangue, lá pra favela
da Vila do Resto, e dimensionar minha felicidade,
minha situação com a destes turistas em trânsito.

Preciso subir a Serra já! Tem muito catador de lixo
reciclável se dando bem lá em cima... quem sabe eu...?

Nenhum comentário:

Postar um comentário